"Um paradoxo ou uma heresia"

Abstinência sexual para os recasados e pedofilia para os clérigos

"Estruturas medievais e um sistema sem misericórdia"

Abstinência sexual para os recasados e pedofilia para os clérigos
Oscurantismo

Os recasados estão condenados "canónicamente ao desterro" por estruturas medievais e por um sistema sem misericórdia que está legitimado a usar de "todas as liberdades sexuais", julgadas e condenadas SÓ PELOS PRÓPRIOS EM NOME DE DEUS

(Paulo Bernardino, doctor).- «Quantas pessoas ainda se interessam pela […] fé cristã? Muitos intitulam-se cristãos, mas não se consideram fiéis da Igreja» (Hans Küng, 1992: 7).

É um paradoxo ou uma heresia, porém hoje fomos surpreendidos por duas notícias contraditórias entre si; com o tema da abstinência sexual para os recasados e a pedofilia «a la garder» para os clérigos na Igreja da Misericórdia. As incoerências são uma criatividade do Espírito e as similitudes: uma verdade da fé.

Estamos a viver uma profunda debandada do «espaço físico da Igreja», num imutável pântano e num «profundo abismo» (Sl, 50) pós-moderno sem «a capacidade geracional e sociológica» de provocar a maiêutica transpessoal de «uma nova voz para o nosso tempo» (PP, 47).

O facto acontece no tempo, mas «fora de tempo»… porém o caos, a falta de criatividade pastoral… dá-se fora do espaço da sacristia e do adro da Igreja. Todavia a Babilónia, Sodoma e Gomorra (Gn 12,1-38), acontecem, «como naturas e perfeição» – no Jardim do Éden.

Os recasados estão condenados «canónicamente ao desterro» por estruturas medievais e por um sistema sem misericórdia que está legitimado a usar de «todas as liberdades sexuais», julgadas e condenadas SÓ PELOS PRÓPRIOS EM NOME DE DEUS.

 

 

CONTRIBUYE CON PERIODISTA DIGITAL

QUEREMOS SEGUIR SIENDO UN MEDIO DE COMUNICACIÓN LIBRE

Buscamos personas comprometidas que nos apoyen

COLABORA
Autor

José Manuel Vidal

Periodista y teólogo, es conocido por su labor de información sobre la Iglesia Católica. Dirige Religión Digital.

Lo más leído