Anselmo Borges

Francisco. E depois?

"Do que a Igreja e o mundo precisam é de um João XXIV, na continuação de Francisco e João XXIII, o 'Papa bom'"

Francisco. E depois?
Anselmo Borges

O Papa Francisco beija, conforta, anuncia sem cessar, por palavras e obras, que Deus é amor e misericórdia e que perdoa sempre

(Anselmo Borges, en DN).- 1. Num belo livro, Cartas a Francisco, escreve também um destacado filósofo e teólogo, L. González-Carvajal, que, na sua carta, resume a parábola de J. Bouchaud para exprimir a impressão causada por João XXIII, aplicada agora ao Papa Francisco:

«Havia uma vez um barco, um velho e belo barco que há muito tempo estava ancorado no porto. A vida a bordo era de prerrogativa. Os oficiais estavam ataviados com uniformes de diferentes cores – o negro para os de mais baixa graduação, violáceo, vermelho e púrpura para os outros -, a que alguns tinham juntado adornos (capas, arminhos, condecorações…). As relações entre os comandos superiores e os subalternos regiam–se por um cerimonial carregado de requintados ritos e reverências. Na realidade, a vida a bordo era fácil, porque tudo o que havia para fazer ou deixar de fazer estava determinado por um regulamento muito preciso que todos observavam escrupulosamente.

Como é lógico, no barco havia também marinheiros, embora dificilmente fossem vistos. Trabalhavam no porão e na sala das máquinas, apesar de o trabalho com os motores não ser muito importante num navio que nunca deixa o porto.

As veneráveis senhoras que passeavam pelo cais diziam umas às outras: «Este barco é o meu preferido; é um barco fidelíssimo, nunca se move do seu sítio».

Um dia, o comandante reformou-se e, cumprindo o regulamento de regime interno, os oficiais de uniforme púrpura reuniram-se para nomear um novo comandante. Elegeram um deles, já de idade avançada, que, com certa dificuldade, subiu a escada que leva ao posto de comando. E de repente ouviu-se ele a dizer algo que deixou a todos petrificados: «Levantai âncoras, rumo ao mar!». Um dos oficiais atreveu-se a perguntar: «Ouvimos bem? Poderia repetir…» E o comandante repetiu com voz forte e clara: «Já disse: rumo ao alto mar!».

Entre os oficiais estendeu-se um murmúrio que acabou por transformar-se em clamor: «Ele está completamente louco, o barco vai afundar-se!» Pelo contrário, muitos marinheiros ficaram contentes, ao verem que acabava a monotonia.

Quando a terra desapareceu da vista, desencadeou-se uma tempestade e então todos compreenderam que o regulamento vigente no porto não servia para o alto-mar. Alguns gritavam, mortos de medo: «Voltemos para o porto, pois afundamo-nos.» Mas, ao fim e ao cabo, os barcos foram feitos para navegar. E o regulamento começou a mudar.»


2. Impressiona como é que Francisco, com pulmão e meio, ciática, e 81 anos, mantém a energia para levar por diante a renovação da Igreja a favor da humanidade. Quando naquele 13 de Março de 2013 – há cinco anos – apareceu à multidão simples desejando «buona sera», inclinando-se e pedindo a bênção aos fiéis, referindo-se a si mesmo apenas como bispo de Roma, intuiu–se que a ordem agora era: «Rumo ao alto-mar!».

Depois, a intuição foi-se confirmando. Ficou na Casa de Santa Marta. Um carro modesto e uns sapatos normais pretos, de alguém que não pisa salões de senhores, mas os caminhos das pessoas, sobretudo das mais débeis e necessitadas. Passados dias, abraçou com força aquele homem de rosto completamente desfigurado (sofre da doença de Von Recklinhausen). Beija, conforta, anuncia sem cessar, por palavras e obras, que Deus é amor e misericórdia e que perdoa sempre – logo o acusaram de que agora vale tudo, esquecendo que o amor é tremendamente exigente e que ele próprio sabe que a vida não é fácil e dá disso testemunho numa vida imensamente austera e sacrificada. Pela humildade, cordialidade, serviço, conquistou a simpatia de crentes e não crentes. Não se considera infalível, dá risadas, telefona a este e àquela. Quando é preciso, vai a um mictório público.

Um Papa cristão, apaixonado pelo Evangelho, notícia boa e felicitante! «A Igreja somos nós todos» ao serviço de todos. O clericalismo e o carreirismo são «a peste da Igreja». Impõe-se reformar a fundo a Cúria Romana. Não podemos ficar «mumificados nas nossas estruturas». Para a pedofilia, tolerância zero – se se equivoca, como aconteceu no Chile, vai emendar o erro. Transparência total no Banco do Vaticano. É preciso descentralizar a Igreja. Os leigos «não são funcionários do clero». As mulheres têm de ocupar o seu lugar nos postos cimeiros de decisão, contra o machismo. Acabaram as condenações de teólogos. «O celibato dos padres não é um dogma.» É preciso continuar e aprofundar o diálogo com as outras Igrejas cristãs e também o diálogo inter-religioso.

Líder político-moral global, dos mais influentes e amados, se não o mais influente e amado – 45 milhões de seguidores no Twitter -, Francisco denuncia a financeirização especulativa da economia, «que mata». Sim à economia de mercado, mas social e ecológica de mercado, com acento no social e ecológica. O seu combate a favor da paz não tem tréguas. A sua leitura da Igreja e do mundo é a partir das periferias e o seu modelo é o poliedro.

3. Na síntese de franciscano por opção e de jesuíta por formação, Francisco pôs a Igreja em marcha, sem ser possível voltar atrás. Os opositores vêm sobretudo de cima e de dentro, porque não querem sair dos seus privilégios e instalação dogmática, esquecendo a vida. Já Jesus tinha sido vítima dos instalados na religião, com os seus privilégios.

Disse que não sai a pontapé. Mas, quando já não puder, resignará e penso que não ficará no Vaticano, não há lugar para a figura de «Papa emérito», será «bispo emérito de Roma». E, a seguir, do que a Igreja e o mundo precisam é de um João XXIV, na continuação de Francisco e João XXIII, o «Papa bom», que na noite da abertura do Concílio Vaticano II observou à multidão que nem à Lua o acontecimento passara indiferente e pediu aos pais que levassem um beijo do Papa para os filhos.

CONTRIBUYE CON PERIODISTA DIGITAL

QUEREMOS SEGUIR SIENDO UN MEDIO DE COMUNICACIÓN LIBRE

Buscamos personas comprometidas que nos apoyen

COLABORA
Autor

José Manuel Vidal

Periodista y teólogo, es conocido por su labor de información sobre la Iglesia Católica. Dirige Religión Digital.

Lo más leído